Você sabia que os pés não são iguais e existem três tipos de pisadas distintas? São elas: neutra, pronada e supinada. Esses nomes distinguem e classificam como o pé se apoia no chão – é importante entender que, dependendo do tipo de pisada, lesões podem surgir (principalmente em praticantes de corrida), mas isso pode ser facilmente resolvido com o calçado correto.
A pisada neutra é aquela que ocorre quando os pés tocam o chão de maneira uniforme, distribuindo o peso do corpo pela planta do pé, favorecendo a absorção do impacto pelo corpo sobre as articulações.
Uma pessoa com pisada pronada apoia os pés no chão com a parte interna do pé: uma maneira simples de perceber se você possui uma pisada pronada é ver se a parte lateral interna do calçado está mais desgastada. Isso costuma ocorrer por rotação interna excessiva do pé e tornozelo, e pode causar um desalinhamento dos joelhos, tornozelos e quadris. Por isso é importante fortalecer a região e, para quem pratica esportes de impacto, usar os tênis adequados para a pisada pronada.
Já a pisada supinada é a oposta à pronada: os pés tocam o chão com a parte lateral externa, fazendo com que os calçados se desgastem mais no lado de fora. Para quem pratica esportes, é preciso estar atento ao tipo de pisada, pois quando os calçados corretos não são utilizados, com o passar do tempo podem ocorrer problemas como joanete e artrose.
Para identificar o seu tipo de pisada, procure um médico ortopedista para que ele possa fazer o diagnóstico preciso: assim será mais fácil identificar a palmilha ou calçado adequado, caso necessário. Conte com a equipe de ortopedia especializada do IOCB para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!