A dor no joelho é uma das queixas mais comuns para quem corre, seja de maneira profissional ou amadora. Mas o que faz com que a dor surja no joelho durante e após a corrida? Os fatores mais comuns estão relacionados à sobrecarga e treino excessivo.
É importante que o corredor saiba se existem alterações como: desequilíbrio na musculatura que estabiliza a articulação; falta de flexibilidade; e instabilidade do movimento dos membros inferiores, já que justamente pela falta de equilíbrio pode haver dor.
Além das alterações biomecânicas; movimentos repetitivos, fatores genéticos e fraqueza muscular também podem causar dores. Quando há esse conjunto de alterações no joelho, ele é chamado de “joelho de corredor”, atingindo 30% dos praticantes de corrida. O principal sintoma é a dor na parte da frente do joelho.
A dor é um sinal de que o corpo está sofrendo com alterações. A recomendação é procurar um médico ortopedista para que ela não evolua para um quadro mais grave, que pode envolver problemas como condromalácia patelar, tendinite patelar, síndrome iliotibial e tendinite da pata de ganso.
Muitas vezes o tratamento é feito com sessões de fisioterapia, fortalecimento muscular e repouso. A prevenção também é necessária: alongamentos; fortalecimento dos músculos; correção de vícios de postura; e usar o tênis adequado são medidas que ajudam a evitar a dor no joelho.
Conte com a equipe de ortopedia especializada do IOCB para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!