Provavelmente você já ouviu alguém dizer que ‘travou’ a coluna, não conseguindo se movimentar por um curto período de tempo. Quando a coluna ‘trava’, isso é sinônimo de que a dor na região está forte o bastante para que o próprio corpo possa manter a área lesionada estabilizada, evitando que haja um dano ainda maior.
A coluna travada pode acontecer tanto por um problema mecânico postural, ou por um problema degenerativo. E quando isso acontecer, a recomendação é que o paciente mantenha a calma e repouse, até sentir que consegue se mexer para ir ao médico, sempre que possível, com um acompanhante.
Durante a consulta o médico irá realizar um exame físico, além de perguntar o histórico do paciente para tentar identificar o que causou essa limitação. Exames de imagem são solicitados apenas se for necessário. Já o tratamento será feito com compressas quentes medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e repouso
A recomendação para não sofrer com a coluna travada é manter a postura correta durante todas as atividades do dia, além de fortalecer a região da coluna com alongamento e exercícios.
Conte com a equipe de ortopedia especializada do IOCB para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!