Artigos

iocb

(11) 5538-0011

Você já ouviu falar em tríade da mulher atleta? Esta síndrome está associada à baixa disponibilidade energética (por causa da restrição alimentar com uma dieta de baixa caloria) em mulheres que praticam atividades físicas, fazendo com que existam três sintomas principais: distúrbios alimentares, amenorréia (ausência de menstruação) e, nos casos mais graves, osteoporose.

Por conta das dietas, muitas vezes feitas sem a orientação de um profissional, e pelo excesso de treino, a mulher pode desenvolver como primeiro sintoma a irregularidade menstrual. A falta de energia por dietas muito restritivas altera a produção hormonal e pode levar a outros sintomas como insônia, mudança de humor, fadiga excessiva, desânimo e queda anormal do rendimento.

Toda a situação aumenta o risco de fratura por estresse e, mais para frente, pode até ocorrer o desenvolvimento de osteopenia e osteoporose precoces, frutos da perda mineral óssea.

O tratamento será feito com a adequação da dieta alimentar e da carga de treinamento. Assim o corpo recupera o equilíbrio e o sistema hormonal volta a funcionar da maneira correta. Caso a paciente tenha desenvolvido um quadro de fratura, osteopenia, ou osteoporose durante o processo, este será acompanhado por um médico ortopedista especialista.

Conte com a equipe de ortopedia especializada do IOCB para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
(11) 5538-0011

Responsável Técnico

Dr. Paulo Facciolla Kertzman
CRM: 57.367
Ortopedia e Traumatologia

Endereço

R. Dr. Jesuíno Maciel, 1610
Campo Belo – São Paulo (SP)
CEP 04615-004

Tel: (11) 5538-0011

Horário de funcionamento

Segundas às Sextas-feiras: 8h00 às 19h00
Sábados: 8h00 às 13h00*

*Verifique disponibilidade