Artigos

iocb

(11) 5538-0011

O futebol é o esporte mais praticado no Brasil e a prática pode causar diversas lesões, seja por quedas, traumas, ou falta de preparo físico. Veja a seguir quais são as lesões mais comuns no futebol.

As lesões musculares lideram, sendo seguidas por contusões, torções, e tendinites. Os membros mais afetados são coxa, tornozelo e joelho.

- Lesões no joelho

As mais frequentes são: rompimento do ligamento cruzado anterior; lesão do ligamento colateral-tibial; e lesão do menisco. Os joelhos são alvo de lesões devido aos movimentos de rotação: eles acabam sendo sobrecarregados e, podem sofrer lesões..

- Lesões no tornozelo

O tornozelo também sofre com o impacto e a rápida movimentação do futebol, além da articulação estar sujeita a traumas e pancadas durante o jogo. As entorses e os rompimentos de ligamentos do tornozelo são as lesões mais comuns durante a prática do futebol.

- Lesões na coxa

Na coxa, o tipo mais comum são as lesões musculares, como estiramento. Ao chutar, o atleta também pode sofrer uma contratura muscular, ou até mesmo uma ruptura das fibras musculares. Isso costuma ocorrer em pessoas que tem pouco condicionamento físico, que não se aquecem antes do treino ou que sobrecarregam excessivamente a musculatura da coxa.

- Fraturas

As fraturas também podem ocorrer no futebol, já que durante a prática do esporte acontecem quedas, impactos fortes, e movimentos violentos. As fraturas comuns costumam ocorrer em ossos da perna, do tornozelo e dos pés. Já a fratura por estresse (aquela na qual um osso normal é sobrecarregado por carga repetitiva até se fraturar), é mais comum nos ossos dos pés e da perna.

Conte com a equipe de ortopedia especializada do IOCB para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!

 (11) 5538-0011

Responsável Técnico

Dr. Paulo Facciolla Kertzman
CRM: 57.367
Ortopedia e Traumatologia

Endereço

R. Dr. Jesuíno Maciel, 1610
Campo Belo – São Paulo (SP)
CEP 04615-004

Tel: (11) 5538-0011

Horário de funcionamento

Segundas às Sextas-feiras: 8h00 às 19h00
Sábados: 8h00 às 13h00*

*Verifique disponibilidade