Artigos

iocb

(11) 5538-0011

Você sabia que os pés não são iguais e existem três tipos de pisadas distintas? São elas: neutra, pronada e supinada. Esses nomes distinguem e classificam como o pé se apoia no chão – é importante entender que, dependendo do tipo de pisada, lesões podem surgir (principalmente em praticantes de corrida), mas isso pode ser facilmente resolvido com o calçado correto.

A pisada neutra é aquela que ocorre quando os pés tocam o chão de maneira uniforme, distribuindo o peso do corpo pela planta do pé, favorecendo a absorção do impacto pelo corpo sobre as articulações.

Uma pessoa com pisada pronada apoia os pés no chão com a parte interna do pé: uma maneira simples de perceber se você possui uma pisada pronada é ver se a parte lateral interna do calçado está mais desgastada. Isso costuma ocorrer por rotação interna excessiva do pé e tornozelo, e pode causar um desalinhamento dos joelhos, tornozelos e quadris. Por isso é importante fortalecer a região e, para quem pratica esportes de impacto, usar os tênis adequados para a pisada pronada.

Já a pisada supinada é a oposta à pronada: os pés tocam o chão com a parte lateral externa, fazendo com que os calçados se desgastem mais no lado de fora. Para quem pratica esportes, é preciso estar atento ao tipo de pisada, pois quando os calçados corretos não são utilizados, com o passar do tempo podem ocorrer problemas como joanete e artrose.

Para identificar o seu tipo de pisada, procure um médico ortopedista para que ele possa fazer o diagnóstico preciso: assim será mais fácil identificar a palmilha ou calçado adequado, caso necessário. Conte com a equipe de ortopedia especializada do IOCB para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!

Responsável Técnico

Dr. Paulo Facciolla Kertzman
CRM: 57.367
Ortopedia e Traumatologia

Endereço

R. Dr. Jesuíno Maciel, 1610
Campo Belo – São Paulo (SP)
CEP 04615-004

Tel: (11) 5538-0011

Horário de funcionamento

Segundas às Sextas-feiras: 8h00 às 19h00
Sábados: 8h00 às 13h00*

*Verifique disponibilidade