Artigos

iocb

(11) 5538-0011

 Muitas pessoas podem sentir mais dor nas articulações quando o frio aumenta: e isso não é simplesmente uma sensação, é uma ação do corpo: nos dias frios a vasoconstrição (diminuição do fluxo sanguíneo) aumenta. Com isso, as articulações são forçadas a se contraírem para que o fluxo de sangue possa ser mantido.

Com menos sangue, há menos calor nas extremidades do corpo, assim os receptores de dor tendem a ficar mais sensíveis, sendo ativados com menos estímulo. Além disso, no clima frio ficamos naturalmente mais encolhidos, tensionando os músculos e fazendo com que certas partes do corpo fiquem mais doloridas.

Pacientes que já passaram por cirurgias nas articulações, também podem sentir mais dor com o frio.

A dica para evitar e/ou diminuir a dor é manter-se sempre bem agasalhado. Compressas quentes nas articulações doloridas contribuem para a redução dos sintomas. Atividades físicas também ajudam:  mantém o corpo em movimento, logo  a temperatura do corpo aumenta, aquecendo os músculos, as articulações, e diminuindo a dor.

Caso a dor nos dias mais frios persista, é importante se consultar com um médico ortopedista. Conte com a equipe de ortopedia especializada do IOCB para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!

Responsável Técnico

Dr. Paulo Facciolla Kertzman
CRM: 57.367
Ortopedia e Traumatologia

Endereço

R. Dr. Jesuíno Maciel, 1610
Campo Belo – São Paulo (SP)
CEP 04615-004

Tel: (11) 5538-0011

Horário de funcionamento

Segundas às Sextas-feiras: 8h00 às 19h00
Sábados: 8h00 às 13h00*

*Verifique disponibilidade