Artigos

iocb

(11) 5538-0011

A dor no joelho é uma das queixas mais comuns para quem corre, seja de maneira profissional ou amadora. Mas o que faz com que a dor surja no joelho durante e após a corrida? Os fatores mais comuns estão relacionados à sobrecarga e treino excessivo.

É importante que o corredor saiba se existem alterações como: desequilíbrio na musculatura que estabiliza a articulação; falta de flexibilidade; e instabilidade do movimento dos membros inferiores, já que justamente pela falta de equilíbrio pode haver dor. 

Além das alterações biomecânicas; movimentos repetitivos, fatores genéticos e fraqueza muscular também podem causar dores. Quando há esse conjunto de alterações no joelho, ele é chamado de “joelho de corredor”, atingindo 30% dos praticantes de corrida. O principal sintoma é a dor na parte da frente do joelho.

A dor é um sinal de que o corpo está sofrendo com alterações. A recomendação é procurar um médico ortopedista para que ela não evolua para um quadro mais grave, que pode envolver problemas como condromalácia patelar, tendinite patelar, síndrome iliotibial e tendinite da pata de ganso.

Muitas vezes o tratamento é feito com sessões de fisioterapia, fortalecimento muscular e repouso. A prevenção também é necessária: alongamentos; fortalecimento dos músculos; correção de vícios de postura; e usar o tênis adequado são medidas que ajudam a evitar a dor no joelho.

Conte com a equipe de ortopedia especializada do IOCB para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!

Responsável Técnico

Dr. Paulo Facciolla Kertzman
CRM: 57.367
Ortopedia e Traumatologia

Endereço

R. Dr. Jesuíno Maciel, 1610
Campo Belo – São Paulo (SP)
CEP 04615-004

Tel: (11) 5538-0011

Horário de funcionamento

Segundas às Sextas-feiras: 8h00 às 19h00
Sábados: 8h00 às 13h00*

*Verifique disponibilidade