Artigos

iocb

(11) 5538-0011

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo humano. É composto por: ossos, meniscos, ligamentos, e músculos.

Muitos pacientes se queixam de dores nos joelhos, e essas dores podem estar diretamente ligadas a doenças que envolvam o crescimento (em casos de crianças e adolescentes); condições hereditárias e traumas (muitas vezes causados durante a prática de exercícios físicos e esportes). Dentre as principais doenças do joelho, estão:

Artrose

A artrose, também denominada como osteoartrite, é uma degeneração da cartilagem que protege os ossos do joelho, causando inflamação degenerativa nas articulações da região. Com o desgaste gerado pela artrose, o dano também se estende aos ligamentos e às articulações causando dor, inchaço e rigidez, que acaba ‘travando’ as articulações. A artrose é uma patologia que não tem cura, porém, com o tratamento feito com fisioterapia e medicamentos, o paciente pode levar uma vida mais saudável.

Condromalácia Patelar
A condromalácia patelar, também conhecida como síndrome patelofemoral, ocorre quando há o desgaste ou amolecimento da cartilagem da patela. A condromalácia patelar causa sintomas como inchaço e dor na região mais anterior ( frente) do joelho. O tratamento para a condromalácia patelar é feito com fisioterapia e tem o objetivo de fortalecer os músculos da região do joelho, melhorando a função e por consequência  a dor.

Lesão Meniscal

O menisco é uma fibrocartilagem presente nos joelhos que tem a função de diminuir o impacto nas articulações, envolvendo o fêmur e a tíbia. A lesão do menisco pode ter causa traumática ou degenerativa. As causas traumáticas ocorrem normalmente durante atividades esportivas, já as causas degenerativas estão relacionadas ao desgaste natural da estrutura óssea, por isso, são mais comuns em pacientes com mais idade. Os principais sintomas da lesão do menisco são dor no joelho e edema na região. O tratamento é feito com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos, e com aplicações de gelo no local. Em casos mais graves o médico especialista pode sugerir a artroscopia do joelho.

Lesões Ligamentares (LCA, LCP, LCM)

As lesões ligamentares – lesão do ligamento cruzado anterior, lesão do ligamento cruzado posterior e lesão do ligamento colateral medial (LCA, LCP, LCM) – acontecem quando há um estiramento ou uma ruptura das fibras dos ligamentos, gerando instabilidade, que causam dor, inchaço e oscilação do joelho. As lesões ligamentares podem ocorrer durante a prática esportiva, ou até mesmo em casos de trauma, como quedas e acidentes de carro. Essas lesões devem ser tratadas com cuidado pois podem evoluir para desgaste prematuro do joelho ( artrose). Alguns casos necessitam de imobilização e fisioterapia enquanto outros precisam de cirurgia para reparo ou reconstrução ligamentar.

Síndrome do Trato Iliotibial

A síndrome do trato iliotibial (STIT), também conhecida como joelho do corredor, é uma doença inflamatória do joelho de atletas como corredores e ciclistas. A constante fricção do trato iliotibial contra o condigo femoral lateral pode causar inflamação e dor no joelho. O paciente irá sentir dor na lateral do joelho; dor ao flexionar e estender o joelho e inchaço local. O tratamento para a síndrome do trato iliotibial envolve medicamentos, gelo e fisioterapia.

Tendinite patelar

A tendinite é a inflamação nos tendões que causa dor e inchaço. No joelho, a mais frequente é a inflamação que ocorre no tendão da patela. A tendinite no joelho é mais comum entre praticantes de esportes de corrida ou saltos. O tratamento para tendinite no joelho envolve repouso, aplicação de gelo no local, uso de medicamentos e sessões de fisioterapia.

Mais Informações

Lembre-se que ao sentir qualquer tipo de dor no joelho, a primeira medida é consultar um médico ortopedista: ele irá pedir os exames necessários para o diagnóstico e irá recomendar o tratamento mais adequado para cada caso.

Responsável Técnico

Dr. Paulo Facciolla Kertzman
CRM: 57.367
Ortopedia e Traumatologia

Endereço

R. Dr. Jesuíno Maciel, 1610
Campo Belo – São Paulo (SP)
CEP 04615-004

Tel: (11) 5538-0011

Horário de funcionamento

Segundas às Sextas-feiras: 8h00 às 19h00
Sábados: 8h00 às 13h00*

*Verifique disponibilidade