Artigos

iocb

(11) 5538-0011

 

O que é?

A artroplastia é um procedimento cirúrgico realizado para substituir uma articulação que foi danificada por algum motivo. As próteses podem ser parciais ou completas, substituindo um pedaço ou toda uma articulação, dependendo de cada caso e local da cirurgia.

O objetivo principal do procedimento é devolver qualidade de vida ao paciente para que ele possa realizar as atividades do dia a dia da melhor maneira possível, movimentando-se e mantendo-se ativo.

As articulações

Mas, afinal, por que as articulações são tão importantes para o corpo humano? Essa é uma pergunta que surge e vem seguida de outras dúvidas como, por exemplo, a real necessidade de uma artroplastia. A resposta mais básica é: movimento.

As articulações móveis são partes do esqueleto humano e possibilitam os nossos movimentos. Pense nas diversas “dobras” ou “juntas” que você tem. O joelho, o cotovelo, o ombro, o quadril. Todas essas regiões são compostas por ossos e outras estruturas (como a cartilagem e ligamentos) que fazem com que o ser humano se movimente, ande, corra, erga os braços, abaixe e dê de ombros, por exemplo.

Algumas lesões podem afetar essas regiões e, com o tempo, causar dor e dificuldade de movimentação. Quando a dor interfere na qualidade de vida do paciente, a indicação de cirurgia pode ser até mais precoce.

Quem precisa de artroplastia?

A artroplastia é indicada para pacientes que possuem articulações altamente desgastadas. Em geral, os médicos costumam aplicar o tratamento convencional, sem realização de procedimento cirúrgico, como primeiro método de tratamento. Nessa fase é comum que o paciente faça uso de medicamentos, além de sessões de fisioterapia.

Se não houver melhora do quadro e a pessoa começar/continuar a apresentar sintomas muito fortes, como a perda de mobilidade e a dor constante e intensa, a artroplastia costuma ser indicada como opção de tratamento.

Alguns fatores podem estar associados aos danos nas articulações, como a obesidade. O sobrepeso acaba forçando as articulações e acelerando o desgaste. O excesso de atividades físicas, principalmente quando realizadas de maneira incorreta, é outro fator que acaba sobrecarregando as estruturas das articulações e danificando-as.

Lesões como a do manguito rotador no ombro (artrose de ombro), a tríade terrível do cotovelo, ou uma fratura de quadril também podem resultar na necessidade de artroplastia.

As próteses

Nos últimos anos a tecnologia das próteses avançou muito. Os implantes estão cada vez mais funcionais e com maior durabilidade. O tempo de duração de uma prótese pode ser de até 30 anos.

Existem diversos tipos disponíveis no mercado. A escolha de qual será usada pelo paciente é feita após a avaliação médica do quadro geral: a gravidade da lesão, a necessidade de implantação parcial ou total, o dia a dia do paciente, etc. Entre os materiais utilizados estão o aço e a cerâmica.

É importante lembrar que os estudos não param. Os produtores de próteses trabalham continuamente para desenvolver produtos cada vez mais eficientes, com melhores materiais e mais tempo de duração. Por isso, alguns pacientes realizam artroplastia de revisão a fim de substituir a prótese por uma mais moderna, seja por desgaste ou outro motivo clínico com indicação para tal.

O procedimento

Assim como todas as cirurgias, a artroplastia apresenta riscos. O paciente precisa ser internado e anestesiado para a realização do procedimento. Mas, com o preparo clínico correto e a indicação cirurgica precisa, os resultados são bastante positivos.

A fisioterapia é uma aliada na recuperação. Recobrar a força e os movimentos é um dos passos mais importantes para o paciente que passou por uma artroplastia. O processo pode ser longo, mas o objetivo sempre é fazer com o paciente tenha uma vida normal, como era antes dos sintomas, ou o mais próximo disso possível.

Responsável Técnico

Dr. Paulo Facciolla Kertzman
CRM: 57.367
Ortopedia e Traumatologia

Endereço

R. Dr. Jesuíno Maciel, 1610
Campo Belo – São Paulo (SP)
CEP 04615-004

Tel: (11) 5538-0011

Horário de funcionamento

Segundas às Sextas-feiras: 8h00 às 19h00
Sábados: 8h00 às 13h00*

*Verifique disponibilidade