Artigos

iocb

(11) 5538-0011

Você sabe qual é a importância da curva dos pés e por que eles têm essa curvatura? Também conhecida como arco plantar, a curva que surge durante a infância tem a função de distribuir o peso do corpo ajudar na absorção de impactos.

Quando a curva do pé não se desenvolve como deveria, ele chamado de pé chato. E pés chatos podem causar problemas, como artrite, joanete, fascite plantar, além de deformações na coluna e joelhos voltados para dentro.

Algumas pessoas sem a curva dos pés podem sentir dor. Isso ocorre porque a musculatura sofre com o impacto e com a falta de estabilidade, fazendo com que atividades como caminhar distâncias mais longas, ou permanecer de pé por um período prolongado causem dor.

O desenvolvimento do arco plantar costuma acontecer entre os 2 e os 6 anos. Normalmente sugere-se que os pais esperem até os 9 anos da criança para ver se a curvatura dos pés se desenvolverá normalmente. Caso isso não ocorra, ela pode ser estimulada com suportes ortopédicos (como palmilhas e botas), exercícios e fisioterapia. Apenas nos casos mais complicados, de pés planos graves, indica-se a cirurgia.

Conte com a equipe de ortopedia especializada do IOCB para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!

Responsável Técnico

Dr. Paulo Facciolla Kertzman
CRM: 57.367
Ortopedia e Traumatologia

Endereço

R. Dr. Jesuíno Maciel, 1610
Campo Belo – São Paulo (SP)
CEP 04615-004

Tel: (11) 5538-0011

Horário de funcionamento

Segundas às Sextas-feiras: 8h00 às 19h00
Sábados: 8h00 às 13h00*

*Verifique disponibilidade